Com objetivo de coibir o tráfico de drogas e a posse ilegal de armas de fogo e ainda combater os crimes ambientais e rodoviários, militares do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito e do 3º Pelotão PM da Cidade de São João Evangelista, realizaram uma operação conjunta envolvendo oito viaturas e um efetivo de 28 militares.
De acordo com um dos comandantes, a operação consistiu em blitzes na área urbana e comprimento de busca e apreensão nas áreas urbana e rural. Ao todo foram apreendidas três armas de fogo, 36 munições intactas e deflagradas de diversos calibres, três coldres de arma de fogo, uma motosserra e quatro recipientes contendo pólvora e chumbo.
Foram apreendidas também 50 buchas contendo maconha, 11 pedras de crack e 730 maços de cigarros sem origem e nota fiscal, além de materiais de caça como gaiola, alçapão, rede de pesca e ainda quatro pássaros. Durante as blitzes, 105 veículos foram fiscalizados, desses, 36 foram retidos e três removidos.
Na fiscalização 31 notificações foram confeccionadas e 20 auto de infrações aplicados. Três carteiras de habilitação foram recolhidas. A operação resultou ainda na prisão de três pessoas, um por posse ilegal de munições, o segundo por carteira de habilitação falsa e um terceiro por tráfico de drogas.