Os vereadores de Guanhães realizaram na noite dessa segunda-feira, 05 de dezembro, na Câmara Municipal, a 19ª reunião ordinária de 2011. Onze projetos de lei deram entrada na casa, são eles os projetos número 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43 e 44. Os projetos 34, 35, 36 e 37 foram aprovados, porém, os projetos 38, 39, 40, 41, 42, 43 e 44 foram passados para as comissões permanentes e entrarão em pauta na próxima reunião.
O PL 34 dispõe sobre a criação do fundo municipal de Assistência Social do município de Guanhães, o PL 35 cria o fundo municipal de desenvolvimento rural sustentável, o PL 36 altera a lei 2.378, de 19 de maio de 2010, que autoriza a abertura e a instalação do loteamento denominado Residencial Canaã, por fim, o PL 37 dispõe sobre as normas de proteção ao patrimônio histórico cultural de Guanhães.
No momento em que foram passadas as palavras aos vereadores, Demétrio Ayala comunicou aos presentes na reunião que, durante uma reunião do CONSEP, realizada no quartel da Polícia Militar, surgiu a notícia de que a área onde se situa o DER será passada para os militares, nesta área ficará apenas a administração militar, enquanto o atendimento continuará a ser feito ao lado da delegacia.
O vereador Dermeval de Pinho Tavares Neto lembrou da audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal na última semana, que convocou a população para direcionar para onde seria investido a verba de R$600.000,00. De acordo com o vereador, por várias vezes a audiência tratou de assuntos alheios ao motivo da reunião. Dermeval falou também da reestruturação da Rua Odilon Behrens, segundo ele, o projeto é muito bom, mas o vereador disse que foi procurado por vários moradores de outros bairros de Guanhães que reclamaram da falta de assistência da prefeitura nesse momento de fortes chuvas que atingem o município.
Outro ponto de vista colocado pelo vereador foi quanto à mão de obra em Guanhães, segundo ele, quando aparece trabalho na cidade, para fazê-lo, são contratados pessoas de outras cidades. O vereador Osmar Gomes Fidélis reclamou das obras inacabáveis em ruas de bairros de Guanhães e da falta de assistência em algumas estradas da zona rural. O vereador Luciamr Ferreira Pinto questionou sobre a não utilização da UTI Móvel do Consórcio Intermunicipal de Saúde, ele sugeriu que fosse convocado para a próxima reunião o secretário do CISCENM pra prestar esclarecimentos sobre onde está a UTI Móvel pois, segundo ele, há uma outra UTI, de uso particular, fazendo o serviço da UTI do Consórcio.
O vereador Evandro Lott sugeriu que fosse feito um requerimento solicitando um levantamento do que foi pago pela UTI nos últimos quatro meses. O vereador aproveitou para fazer um desabafo sobre a falta de mobilização dos guanhanenses em várias áreas do município, Evandro resumiu toda a sua fala citando a seguinte frase “se cada um fizesse um pouquinho, o Brasil mudaria muito”.
Já o vereador Antônio Sérgio também falou da audiência pública na última quinta-feira e lembrou que a verba de R$600.000,00 foi aprovada para a implantação e implementação do serviço de atenção às urgências e emergências da rede hospitalar, decorrente de violências e causas externas, com seus respectivos componentes: pré-hospitalar fixo, pré-hospitalar móvel, hospitalar e pós-hospitalar, agora, segundo o vereador, é esperar a “boa vontade” dos deputados para que a proposta seja aprovada.