segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Comissão de educação da assembléia debate fechamento de escola estadual em Sabinópolis


A ameaça de fechamento da Escola Estadual do Quilombo, distrito de Quilombo, em Sabinópolis, poderá prejudicar dezenas de crianças da comunidade. Com este argumento, o deputado Paulo Lamac (PT) solicitou a realização de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira, às 10 horas, no Plenarinho II da ALMG.

A escola tem menos de 50 alunos, o que motivou a Superintendência Regional de Educação de Guanhães a propor um processo de municipalização. A proposta, porém, foi rejeitada pela Câmara de Vereadores. Diante disso, a direção da escola foi informada sobre o seu fechamento. Contudo, moradores e representantes da região informam que a comunidade conta, hoje, com mais de 50 crianças em fase escolar, cadastradas em escolas de outros municípios. Segundo os moradores, com a simples realocação desses alunos seria cumprido o mínimo legal para funcionamento da instituição.

A comunidade do Quilombo está situada a mais de 30 quilômetros, em estrada de terra, de outra escola mais próxima. Com o fechamento da Escola Estadual do Quilombo, os alunos teriam de percorrer “longo e sinuoso trajeto” para estudar. Muitos, fatalmente, abandonariam os estudos, afirma o parlamentar em sua justificativa. O deputado recorda que no trecho a ser percorrido pelos estudantes ocorreu, em abril deste ano, um grave acidente com um ônibus escolar no qual uma criança morreu e outras 40 ficaram feridas.

Para debater a questão, foram convidadas as seguintes autoridades: a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; o prefeito municipal de Sabinópolis, Geraldo Santos Pires; o presidente da Câmara Municipal de Sabinópolis, vereador Adolfo de Pinho Tavares; a superintendente regional de Educação de Guanhães, Maria Celma Caldeira Nunes Coelho; a diretora da Escola Estadual do Quilombo, Eva Irene Figueiredo Otoni, e a presidente da Associação Quilombola "Quilombo e Ses Maria", Marilúcia dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário