quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PUC Minas divulga lista de aprovados no vestibular para o interior. Confira os aprovados de Guanhães e Serro

A PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) divulgou a lista de aprovados em 1ª chamada no Vestibular 2012 para os campi do interior, incluindo Guanhães e Serro. 15% das vagas são destinadas aos candidatos que se inscreveram para o processo seletivo por meio da média obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As Matrícula podem ser feitas nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de dezembro, de 10:00 às 15:00. Para o curso de administração, em Guanhães, foram aprovados Adelaine Neuza Batista Chaves, Bárbara Heliodora De Almeida Sette, Carlos Eduardo De Souza, Cleverton Gomes Vieira, Fânio Merquíades Dos Santos, Francisca Edna Amanda Silva Rodrigues, Giselly Gonçalves Ferreira, Graziele Da Silva Ferreira, Jéssica Aparecida Pimenta Marques, João Batista Dos Santos, Karen Gonçalves Da Silva, Kelby Schynneider Assunção Ferreira, Laís Cristina Do Nascimento, Laís Moreira Guimarães De Oliveira, Layanne Pereira Figueiredo, Lucas Alves De Souza, Marcos Vinicius Ferreira De Miranda, Mathews Augusto Pires Gonçalves, Paula Ramos Da Silva, Rosimar Vieira Romano e Thaís Bretas Miranda.
Para o curso de direito, em Serro, foram aprovados Alamir Pacheco Junior, Ângela Aparecida Gonçalves Mourão, Carina Cristina Borges, Danielle Dumont Nunes, Eulice De Almeida Santana, Gabriel De Souza Salema e Taís Nunes Saleme.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cachoeira bem no centro de Guanhães

As fotos que você vê abaixo são de uma cachoeira que fica bem no centro de Guanhães. Isso mesmo, essa cachoeira fica atrás da rodoviária, desce pelo ribeirão Bom Sucesso e vai correndo Avenida Milton Campos à fora. Daria uma bela pracinha para a moçada namorar não acham?












Clássico disputado por atletas guanhanenses termina empatado, mas termina antes dos 45 minutos do segundo tempo

Os atletas torcedores de Atlético x Cruzeiro fizeram um grande jogo na tarde deste sábado, 09/12, no Caldeirão. O jogo é disputado apenas por atletas guanhanenses que são atleticanos ou cruzeirenses. Mas de amistoso a partida não teve nada, com belas jogadas, grandes defesas, entradas duras, discussões e cartões, inclusive vermelhos, o placar terminou empatado em 1 a 1. O time dos atleticanos começou melhor a partida, partindo para cima dos cruzeirenses, sendo parados com faltas ou até mesmo finalizando mal as jogadas.
Como a bola pune quem erra mais, o time dos cruzeirenses saiu na frente. Num chute de Valdir, da meia direita, no canto esquerdo do goleiro Tatu, que pulou atrasado, a bola acabou morrendo na rede, Cruzeiro 1 a 0.
Mesmo atrás do placar o time dos atleticanos seguiu em cima, buscando o empate. Numa bola mal atravessada pelo lateral Bacuá, o atacante Queidinho quase empatou, a bola bateu na trave. Em outra jogada atleticana, o atacante Frank saiu na cara do goleiro André, que fez belíssima defesa.

Mas do lado azul também teve perigo, principalmente em bolas levantadas e chutes de fora da área. Ainda no primeiro tempo o volante Valdir e o meia Gugu tiveram uma forte discussão, mas ambos foram separados por Maurício e Leco.
No segundo tempo, o panorama da partida foi o mesmo, com os times buscando o gol. O time atleticano empatou através de Gugu. O time do Atlético ainda teve o volante Renan expulso. O atleta já tinha cartao amarelo e acabou cometendo outra infração. Mas expulsão também ocorreu do lado azul. O volante Maurício foi expulso pelo árbitro Lafaiete Gomes, nesse momento um pequena confusão se formou em campo.


Temendo confusão maior, o árbitro terminou a partida antes dos 45 minutos normais, pois no estádio já não havia mais policiamento, final 1 a 1.

Na preliminar do clássico jogaram Brega Boys, de Virginópolis, e veteranos do Guarani. A vitória foi do time bugrino por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO: Tatu; Daniel, Tibério, Sissón e Batata; Renan Ribeiro, Róbson (Geraldinho Bué), Leco e Gugu; Queidinho e Frank (Maurício Caneco). Técnico: Leleco

CRUZEIRO: André; Bacuá, Júnior, Pepé e Kelvin; Maurício, Valdir, Deresco (Viana) e Tineu; Nêgo (Lobão) e Alef (Samarone). Técnico: Gêra

ÁRBITRO: Lafaiete Gomes
AUXILIARES: Luciano Rodrigues/ Charles Rodrigues

Militar recebe homenagem da câmara de vereadores de São Pedro do Suaçuí

O Cabo da Polícia Militar Luciano Franciolly dos Santos, lotado no município de São Pedro do Suaçui,  recebeu, durante sessão solene a da Câmara de vereadores homenagem  pelos relevantes serviços prestados na área de segurança pública no município.
A condecoração foi outorgada pela Câmara de vereadores do município de São Pedro do Suaçui em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Cabo Luciano Franciolly desde sua chegada ao município no ano de 2008. O deputado federal Mauro Lopes, o deputado estado Gustavo Valadares, o promotor de justiça Dr. Amando Prates e o Padre José Aparecido dos Santos receberam os títulos de cidadãos honorários. Estiveram presentes o presidente da Câmara de vereadores, Amauri Souza Araújo, , o prefeito de São Pedro do Suaçui, Serafim Ciríaco, , o prefeito de Guanhães, Osvaldo de Castro Pinto, ,o prefeito de São Sebastião do Maranhão, Pedro Pio da Fonseca, o Capitão da Polícia Militar Gilberto de Jesus Costa, o Sub Comandante da 25ª Cia Ind PM  Weverton Júnior Silva, Comandante do Pelotão de Santa Maria do Suaçuí e autoridades dos municípios de São Sebastião do Maranhão, Cantagalo,  e Peçanha.

É a primeira vez que o município de São Pedro do Suaçuí outorga tais homenagens.

Alunos do Proerd são formados em São Pedro do Suaçuí

Em São Pedro do Suaçuí, aconteceu a formatura 187 alunos da primeira turma do Proerd.

O município fica à aproximadamente 80 Km de Guanhães, cidade onde está lotado o  Instrutor do Proerd 2º Sgt Antônio Alves, que toda quinta-feira se deslocava para ministrar as  aulas aos alunos das Escola Municipal Américo Caldeira Brant, Escola Estadual Dim Viegas, que fica no distrito de Córrego Dantas, na zona rural de São Pedro do Suaçui.

Na solenidade estiveram presentes o prefeito de São Pedro do Suaçui, Serafim Ciríaco, o presidente da Câmara de Vereadores, Amauri Araújo Souza, o secretário de Educação Alessandro Gomes Alexandre, e representantes do conselho tutelar, familiares e comunidade.

O Proerd foi alvo de elogios por parte do prefeito e do secretário de educação que relataram a todos os presentes a mudança no comportamento dos alunos desde que passaram a fazer parte do projeto.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Polícia Militar prende suspeito de roubo à escola de Taquaral
Após receberem uma denúncia anônima de que um rapaz, de 22 anos, trajando bermuda azul,camisa preta e boné xadrez, e que possuía algumas tatuagens no antebraço esquerdo,estaria numa padaria na Avenida Milton Campos oferecendo balinhas para menores estudantes e insistindo para que eles o acompanhasse, a PM saiu em rastreamento indo a encontrar o rapaz com estas características, porém sozinho, próximo ao ginásio poliesportivo.

A PM abordou o jovem, onde foi feita uma busca pessoal nele, sendo encontrada uma carteira contendo vários cartões do banco Itaú, pertencente à Escola Municipal de Taquaral, local onde a pouco tempo teve um furto. Diante disso a Polícia Militar foi até agencia do banco Itaú, onde o gerente relatou que os cartões realmente pertenciam à escola e que os responsáveis por eles eram o diretor, tesoureiro e a secretária da instituição. Na carteira do suspeito ainda tinha a quantia de R$201, 00, um cartão de um taxista de Guanhães.

Com o jovem também havia um celular cor prata da marca Motorola com chip, sendo que o suspeito também tem varias denúncias de furtos inclusive o da escola de Taquaral e também de estar traficando drogas no mesmo distrito. Na hora da abordagem o jovem concebeu a polícia militar o nome errado e lhes informou um endereço também errado tentando ludibriar os militares. Ele disse que tinha achado os cartões do banco perto da Igreja Matriz e por diversas vezes caía em contradição demonstrando nervosismo na hora de responder as perguntas dos militares, diante disso a PM fez a apreensão do material que foi encontrado com ele, sendo todos levados para a delegacia.

Guanhães participa de reunião em que DER/MG planeja ações para combater transporte clandestino

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) realizou reuniões com agentes públicos com a finalidade de traçar ações integradas, intensivas e ostensivas de combate ao transporte irregular de passageiros. Os encontros envolveram os comandos locais das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal; Promotores de Justiça e as Coordenadorias Regionais do DER/MG, e contou com a participação de representantes de Guanhães.

Todas as ações de combate ao transporte clandestino serão baseadas na aplicação da Lei 19.445/11, que prevê multa de R$ 1.090,00 e cobrança em dobro do valor no caso de reincidência; excesso de pessoas transportadas; apreensão do veículo; liberação do veículo apenas após o pagamento de todas as despesas relativas ao guincho, diárias de apreensão, além de todas as multas pendentes do infrator; abertura de processo administrativo e até mesmo o enquadramento do infrator no Art. 301 do Código de Processo Penal para quem é flagrado realizando transporte clandestino.

O transporte intermunicipal por táxi também será tema dos contatos do DER/MG com os agentes públicos. Com base no Decreto nº 44.035/05, a instituição não pode autorizar viagens intermunicipais regulares por taxi em virtude de não estar incluído no que normatiza a matéria. Outro ponto ressaltado durante as reuniões é o transporte remunerado realizado por veículos particulares, pois estes ao não serem habilitados a cobrar por qualquer transporte, o condutor pode ser enquadrado por exercício ilegal da profissão.

O trabalho da Diretoria de Fiscalização do DER/MG se estende ainda a ações de conscientização da população alertando que este tipo de deslocamentos irregulares coloca em risco a vida do cidadão ao não oferecer viagens com qualidade e garantias de seguridade. Já foram detectados e apreendidos transportadores clandestinos dirigindo depois de terem consumido bebidas alcoólicas, inabilitados, e mais grave, com vínculo com o contrabando, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Empresa que atua em São José do Jacuri lança plataforma para atuar no cadastro positivo

A Boa Vista Serviços, empresa que atua em São José do Jacuri, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), anunciou, o lançamento da Rede Verde-Amarela, uma plataforma de compartilhamento de informações comerciais de pessoas físicas que envolvem milhares de entidades representativas do comércio em todo o Brasil.

O modelo de coleta e processamento de informações incorpora um banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e 42 milhões de registros de transações, atendendo a 1,25 milhão de clientes diretos e indiretos com mais de 7 milhões de consultas por dia, o que confere à empresa cerca de 40% de participação de mercado no setor. 

A Rede Verde-Amarela possui uma ferramenta de colaboração, serviços e interatividade pela internet e servira para que os clientes, tanto consumidor final quanto empresas varejistas, possam se aculturar no uso do cadastro positivo, que foi aprovado em meados deste ano e aguarda algumas regulamentações para iniciar uma nova etapa do mercado de informações para concessão de crédito.

O sistema baseado na web para acesso dos parceiros irá incluir uma série de informações, índices, tendências, tutoriais etc. Para o usuário final, ainda está sendo estabelecido um modelo de acesso que preveja uma autenticação forte.

Secretaria comunica que escola Em Sabinópolis não será mais fechada

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais cancelou a realização de audiência pública que estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (7/12/11).

A reunião iria discutir o fechamento da Escola Estadual do Quilombo, localizada em Sabinópolis, a 19 km de Guanhães. A reunião foi cancelada após a Secretaria de Estado de Educação ter informado aos parlamentares que a escola não será fechada.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Diocese de Guanhães realiza encontro para debater Campanha da Fraternidade 2012


A Diocese de Guanhães realizou, na residência episcopal, um encontro com padre, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos cujo conteúdo foi a Campanha da Fraternidade 2012.

No próximo ano, a Campanha terá o tem “Fraternidade e Saúde Pública” e o seu lema será “Que a saúde se difunda sobre a Terra”.

Neste encontro foram debatidos vários temas relacionados á saúde pública, tais como o SUS e os PSF’s. Houve também palestras ministradas por João Rezende, religioso da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora. João Rezende reside em Dom Cavati, cidade que pertence à Diocese de Caratinga.

Vereadores de Guanhães realizam 19ª reunião ordinária de 2011

Os vereadores de Guanhães realizaram na noite dessa segunda-feira, 05 de dezembro, na Câmara Municipal, a 19ª reunião ordinária de 2011. Onze projetos de lei deram entrada na casa, são eles os projetos número 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43 e 44. Os projetos 34, 35, 36 e 37 foram aprovados, porém, os projetos 38, 39, 40, 41, 42, 43 e 44 foram passados para as comissões permanentes e entrarão em pauta na próxima reunião.

O PL 34 dispõe sobre a criação do fundo municipal de Assistência Social do município de Guanhães, o PL 35 cria o fundo municipal de desenvolvimento rural sustentável, o PL 36 altera a lei 2.378, de 19 de maio de 2010, que autoriza a abertura e a instalação do loteamento denominado Residencial Canaã, por fim, o PL 37 dispõe sobre as normas de proteção ao patrimônio histórico cultural de Guanhães.



No momento em que foram passadas as palavras aos vereadores, Demétrio Ayala comunicou aos presentes na reunião que, durante uma reunião do CONSEP, realizada no quartel da Polícia Militar, surgiu a notícia de que a área onde se situa o DER será passada para os militares, nesta área ficará apenas a administração militar, enquanto o atendimento continuará a ser feito ao lado da delegacia.

O vereador Dermeval de Pinho Tavares Neto lembrou da audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal na última semana, que convocou a população para direcionar para onde seria investido a verba de R$600.000,00. De acordo com o vereador, por várias vezes a audiência tratou de assuntos alheios ao motivo da reunião. Dermeval falou também da reestruturação da Rua Odilon Behrens, segundo ele, o projeto é muito bom, mas o vereador disse que foi procurado por vários moradores de outros bairros de Guanhães que reclamaram da falta de assistência da prefeitura nesse momento de fortes chuvas que atingem o município.

Outro ponto de vista colocado pelo vereador foi quanto à mão de obra em Guanhães, segundo ele, quando aparece trabalho na cidade, para fazê-lo, são contratados pessoas de outras cidades. O vereador Osmar Gomes Fidélis reclamou das obras inacabáveis em ruas de bairros de Guanhães e da falta de assistência em algumas estradas da zona rural. O vereador Luciamr Ferreira Pinto questionou sobre a não utilização da UTI Móvel do Consórcio Intermunicipal de Saúde, ele sugeriu que fosse convocado para a próxima reunião o secretário do CISCENM pra prestar esclarecimentos sobre onde está a UTI Móvel pois, segundo ele, há uma outra UTI, de uso particular, fazendo o serviço da UTI do Consórcio.

O vereador Evandro Lott sugeriu que fosse feito um requerimento  solicitando um levantamento do que foi pago pela UTI nos últimos quatro meses. O vereador aproveitou para fazer um desabafo sobre a falta de mobilização dos guanhanenses em várias áreas do município, Evandro resumiu toda a sua fala citando a seguinte frase “se cada um fizesse um pouquinho, o Brasil mudaria muito”.

Já o vereador Antônio Sérgio também falou da audiência pública na última quinta-feira e lembrou que a verba de R$600.000,00 foi aprovada para a implantação e implementação do serviço de atenção às urgências e emergências da rede hospitalar, decorrente de violências e causas externas, com seus respectivos componentes: pré-hospitalar fixo, pré-hospitalar móvel, hospitalar e pós-hospitalar, agora, segundo o vereador, é esperar a “boa vontade” dos deputados para que a proposta seja aprovada.

Governo de Minas amplia a oferta de curso técnicos e de qualificação em Diamantina e São João Evangelist


Os jovens de Minas Gerais, estudantes do ensino médio da rede pública, terão mais oportunidades para fazer um curso técnico ou de qualificação profissional. Isto porque o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), fechou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para ampliar a oferta desses tipos de cursos no Estado. A partir de 2012, cerca de 35 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, estarão à disposição dos alunos do ensino médio da rede pública de Minas Gerais em 82 municípios.

Serão oferecidas vagas nos cursos de qualificação profissional, cuja carga horária varia entre 160 e 400 horas. Entre os cursos ofertados nesta modalidade estão o de agente comunitário de saúde, soldador, padeiro, eletricista, entre outros. Além dos cursos de qualificação, serão disponibilizadas vagas nos cursos técnicos, que têm carga horária mínima de 800 horas. Nesta categoria estão os cursos de técnico em mecânica, edificações, química, segurança do trabalho, entre outros. Os cursos são gratuitos e a previsão é de que a primeira turma comece em março de 2012. As aulas serão realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional.
Os cursos ofertados serão escolhidos de acordo com a disponibilidade de vagas e localização dessas instituições, ficando a cargo da SEE a adoção dos critérios de seleção dos estudantes e de toda a gestão do programa. A iniciativa veio se somar às ações já desenvolvidas pelo Governo de Minas por meio do Programa de Educação Profissional (PEP). Com a parceria firmada entre a SEE e o MEC, o número de oportunidades para que os jovens estudantes do ensino médio façam um curso técnico e de qualificação profissional irá dobrar em 2012. Com as 30 mil vagas do PEP e as 35 mil vagas pactuadas com o MEC, serão ofertadas cerca de 65 mil vagas aos estudantes mineiros.

As vagas dos cursos técnicos e de qualificação profissional serão oferecidas nas cidades em que existem escolas do Senai e do Senac, dos Institutos Federais ou do Sistema Federal de Educação Profissional credenciadas pelo MEC. Na região, os municípios inicialmente atendidos serão Diamantina e São João Evangelista. Outra iniciativa importante da SEE é a implantação dos cursos técnicos a distância. Para isso, a secretaria aderiu, junto ao MEC, ao Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC). Esta tecnologia tem como objetivo expandir e tornar mais acessível aos jovens a oportunidade de fazer um curso de qualificação, contribuindo para a inclusão social. A expectativa é de que os cursos desta modalidade sejam oferecidos pela SEE ainda no 1º semestre de 2012. 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Prefeitura apresenta pré-projeto para revitalização do centro da cidade

A Prefeitura de Guanhães realizou na noite da última quinta-feira, 01/12, uma reunião de apresentação do pré-projeto de revitalização da Rua Doutor Odilon Behrens e Praças JK e Getúlio Vargas.





Na abertura da reunião, o prefeito Osvaldo de Castro fez um levantamento de obras e investimentos no município. A secretária de cultura, esporte, lazer e turismo Wanêska Lisbôa também fez um pronunciamento. O projeto foi arquitetado pela empresa Nova Forma e nele, as praças JK e Getúlio Vargas irão passar por vários processos de modificação, bem como a Rua Doutor Odilon Behrens.




Segundo o projeto, será feito um largo de frente à Matriz, na Rua Doutor Odilon Behrens serão instalados lombo faixas, os passeios terão alargamento em torno de três metros e neles serão colocados bancos, floreiras e lixeiras novas, já a Praça Getúlio Vargas ficará com um espaço ainda maior e de acordo com o projeto, terá as suas escadas mais largas, mais parecido com um anfiteatro.



Segundo Paula Carneiro, arquiteta responsável pelo projeto, a construção do largo em torno da Matriz não irá prejudicar em nada as comemorações religiosas em frente à igreja, essa era uma preocupação do padre Saint Clair, que também esteve presente na reunião, mas segundo a secretária Wanêska Lisbôa, essa também foi uma das preocupações da administração atual para a realização deste projeto, mas que não irá afetar história ou descaracterizar a sua frente.





Os presentes na reunião foram unânimes em questionar a lentidão do trânsito no centro da cidade. Todos reclamaram da falta de estacionamento; segundo Paula, serão construídos estacionamentos de 45 graus ao longo da Odilon Behrens para minimizar este problema. Este projeto tem previsão para começar as obras já no fim de fevereiro, segundo a secretária de fazenda, Cláudia Ventura.