Por sete votos favoráveis e dois contrários, a prefeita de Conceição do Mato Dentro, Nelma Carvalho (PR), foi cassada por improbidade administrativa pela Câmara Municipal. Com o afastamento da prefeita, a cidade localizada na Região Central de Minas, a 82 km de Guanhães, têm a sua sexta troca de comando desde as eleições de 2008. Nelma Carvalho teve o mandato suspenso por improbidade administrativa devido a irregularidades na aplicação de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em licitação para compra de colchões para a Polícia Militar e contratação seguranças da tradicional festa religiosa da cidade, conforme apurou a Comissão Processante da Casa, instalada em agosto.
A
Com o afastamento de Nelma, quem assume o cargo é o vice-prefeito, Reinaldo Guimarães (PMDB). Segundo ele, que foi empossado na mesma reunião que cassou a prefeita, sua primeira atitude será uma reunião com o secretariado. No encontro, ele afirmou que pretende alinhar os trabalhos. Ele disse que espera encontrar um clima “favorável” na Câmara para sustentar sua administração.
Desde as eleições de 2008, Conceição do Mato Dentro teve cinco prefeitos. Breno Costa (DEM) ganhou a disputa há três anos, mas foi cassado por irregularidade. A então presidente da Câmara, a atual prefeita Nelma, assumiu o cargo. O filho do prefeito afastado, Breno Júnior (DEM), venceu as eleições extemporâneas realizadas em 2009, mas não assumiu, conforme a legislação eleitoral, pelo parentesco com o ex-prefeito. A atual prefeita, então presidente da Câmara, assumiu, mas, para participar de nova disputa, em fevereiro de 2011, deixou a presidência da Casa. Por consequência, saiu da prefeitura.
Ildeu Simões (DEM), vice-presidente da Casa, assumiu o comando do parlamento municipal e também do município. Com a troca da Mesa da Câmara, que ocorre de dois em dois anos, Antonio José da Silva Neto (PDT) venceu a disputa e acumulou os cargos até fevereiro com a vitória de Nelma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário