sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SÃO PEDRO DO SUAÇUÍ E OUTRAS 15 CIDADES MINEIRAS DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA


Mais 16 cidades mineiras decretaram situação de emergência na manhã desta sexta-feira (13). Com esses municípios, subiu para 153 o total de cidades nesta situação em todo o Estado. Uma das cidades é São Pedro do Suaçuí, a cerca de 80 km de Guanhães. O município registrou um alto número de deslizamentos devido às intensas chuvas. “Até o início da semana sete famílias tiveram que ser retiradas da área de risco. A chuva deu uma trégua, mas agora começa o risco de deslizamentos nas encostas. As estradas para a zona rural estão intransitáveis, na área urbana teve danificações em calçamentos”, informou o assessor do prefeito, Gracimar Gomes Silva.
O assessor informou ainda que foi encaminhado à Defesa Civil Estadual, a avaliação de danos e a solicitação do decreto de situação de emergência. “A intenção é conseguir recurso para recuperar principalmente as estradas, já que outros estragos estão sendo reparados pelo município”, comentou Gracimar Gomes. Os novos municípios que também integram a lista são: Carmésia, Entre Folhas, Aimorés, Ipaba e Campanário, no Vale do Rio Doce; Além Paraíba, Divinésia, Reduto, todos na Zona da Mata mineira, Carmo do Cajuru, Santo Antônio do Amparo e Santana do Jacaré, no Centro-Oeste; Conceição da Barra de Minas e Coronel Xavier Chaves, na região Central, Jequitaí e Itacarambi, na região Norte de Minas.

Balanço
Até esta sexta, a Defesa Civil Estadual havia contabilizado que 215 municípios mineiros com transtornos causados pela chuva. Ao todo, exatas 3.139.733 pessoas já foram afetadas pela chuva e 50.869 desalojadas. 4.202 pessoas ficaram desabrigadas, 142 feridas, três desapareceram e quinze morreram em decorrência da chuva. Já em relação aos danos materiais, 16.054 casas foram danificadas, 570 destruídas, 360 pontes danificadas e 247 destruídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário