terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Contra unificação, Platini revela que Uefa dará "Bola de Ouro"


O presidente da Uefa, Michel Platini, adiantou ao jornal catalão Mundo Deportivo que a entidade premiará o melhor jogador da Europa a partir deste ano. Vencedor de três edições da Bola de Ouro da France Football, o francês não gostou da unificação e pretende retomar os critérios da revista.

"A Uefa dará um prêmio especial ao melhor jogador da Europa, seguindo o mesmo espírito da Bola de Ouro da France Football, que agora se uniu ao Melhor Jogador do Mundo da FIFA", confirmou ao diário espanhol.

Os detalhes da nova premiação ainda não estão definidos, mas o júri deve ter representantes de todas federações europeias, como era no início da Bola de Ouro, com jornalistas e técnicos da Uefa, podendo também abranger jurados de outras procedências.

O prêmio será entregue na cerimônia anual da Uefa em Montecarlo, quando há os sorteios dos grupos da Copa dos Campeões da Europa e da Liga Europa, além da realização da Supercopa da Europa. Nesta cerimônia, já há uma premiação aos melhores jogadores das competições da entidade.

Existindo desde 1956, a Bola de Ouro da France Football uniu-se à Fifa, que concede um prêmio desde 1991. Os critérios de escolha também foram unificados, agora ouvindo jornalistas, capitães e técnicos de todos os países filiados.

Na última segunda-feira, em uma cerimônia em Zurique (SUI), o argentino Lionel Messi, do Barcelona, ganhou a Bola de Ouro Fifa. A brasileira Marta sagrou-se pentacampeã do prêmio entre as mulheres e o técnico José Mourinho foi eleito o melhor treinador, na estreia da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário